…e o Grande Vencedor do Fim de Semana foi… o Skate
Leiria ferveu, este fim de semana, com a II Edição dos Prémios SURGE! Numa festa a dois tempos, inteiramente dedicada aos skaters, a grande vencedora dos Prémios SURGE 2015 foi, claramente, a modalidade.
Logo durante a tarde de sábado, Leiria transpirava skate, não só na fantástica Praça da fonte luminosa, mas um pouco por toda a cidade do Liz, cenário para muitas e boas manobras dos amantes da modalidade, que ali afluíram vindos dos 4 cantos do país. Já à noite a temperatura subiu ainda mais com a festa de atribuição dos Prémios SURGE 2015 no Anubis Bar, no centro da cidade, que contou mais de 700 pessoas ao longo da noite. Ao ritmo de STEREOSSAURO – também ele com o skate no curriculum – foram, finalmente, revelados os vencedores das diferentes categorias da segunda edição de Prémios da revista nacional de distribuição gratuita, sendo que o título da categoria principal, – “Skater do Ano” – para a qual foram chamados a votar perto de 80 skaters nacionais, entre 8 nomes nomeados – foi atribuído a Thaynan Costa, que se encontra atualmente em tour. Na categoria de “Puto do Ano”, e seguindo a mesma dinâmica de votações, o destaque deste ano foi para o Gustavo Ribeiro, vencedor também na votação do público: “tentei evoluir, ganhar mais consistência, visibilidade, (…) quero agradecer à SURGE por ter criado este evento, aos meus pais e patrocinadores.
Quanto ao Vídeo do Ano, o coletivo Djzebenzas, da Praça da Figueira, Lisboa, recolheu a maioria dos votos, com o vídeo “An Aramaizers’ Tres Flick”, resultado das skatadas noturnas ao longo de mais de seis meses entre amigos. A “Foto do Ano” foi atribuída pela segunda vez ao João Mascarenhas, fotógrafo da SURGE, com um Lipslide, de João Allen in Surge, edição 28.
Entre as categorias atribuídas pela SURGE, o Prémio de “Figura do Ano” foi dado a João Allen, “pela presença e criatividade que imprime nas skatadas” e o “Prémio de 3ª Idade” foi atribuído a João Sales, “porque neste último ano, em particular, pôs as mãos na massa e desatou a construir spots em cimento”- justifica a SURGE. E este ano a revista decidiu acrescentar uma categoria surpresa: o “Prémio Carreira”, que foi atribuído a Francisco Lopez, que aos 37 anos, além de ser Team Manager da DC Shoes Portugal e arquiteto responsável pelos projetos de uma boa parte dos skate parques nacionais, continua a skatar diariamente e a entrar nas diferentes competições nacionais – e com muito bons resultados: “Prémio Carreira foi uma boa surpresa, isto é quase uma carreira de vida, porque toda a minha vida tem sido dedicada skate, aos 10 anos comecei a andar de skate, desde que terminei a minha faculdade pensei em juntar o curso de arquitetura ao skate e começar a construir rampas e parques e oferecer melhores condições à malta, no fundo é esse o meu objetivo, e é gratificante”.
Quanto às duas categorias votadas exclusivamente online pelo público, este ano o “Espalho do Ano” foi para Afonso Castela e a categoria de Skate Shop do Ano foi, mais uma vez, para a KATE, no Porto.
“É sempre interessante a expectativa quanto aos resultados quando colocamos as diferentes categorias à votação nas mãos dos diferentes jurados, – os skaters, os leitores da revista e site, as diferentes comunidades que votam na loja do ano, o restante público que vota online… até porque qualquer um dos nomeados nas diferentes categorias merecia o título, mas importa também realçar que o conceito deste evento tem por base, acima de tudo, um agradecimento aos protagonistas, a celebração, reconhecimento e projeção da modalidade”, acrescenta Pedro Raimundo, o editor da SURGE.
“É o único momento do ano em que a malta se junta toda, os Prémios do SURGE é um dia apenas, mas é o acontecimento do ano, onde eu consigo encontrar todo o tipo de pessoas, e pessoas que eu já não vejo há imenso tempo, e realmente é um dia em que eu sinto que a cena do skate acontece, (…) em que nós sentimos esta comunidade toda junta e o skate é isto mesmo. Só nós é que sabemos o que é que isto é e é, realmente, muito especial” – assegura Rodrigo Pimentão, Diretor de Marketing da ELEMENT Portugal.
A festa Prémios SURGE continuou no domingo, no spot DIY (Do It Yourself) da Cerâmica, com churrascada para todos os que ali passaram durante a tarde, com muitas manobras, música e, até, uma atuação ao vivo com a banda de Setúbal, “Los Empty Heads”.
A SURGE lançou aquele que foi o primeiro evento nacional de Prémios no segmento dos desportos de ação em 2014. A edição de 2015, apresentada pela ELEMENT e pela C1RCA, com o patrocínio DC, LRG, DVS, MATIX, ANUBIS, WASTELAND, apoio Red Bull e parceria de media Fuel Tv, voltou a superar as expectativas e a organização já está a estudar a localização para a edição em 2016 dos Prémios SURGE Skateboard Magazine.
A reportagem completa, na próxima edição da SURGE e aqui no site… em breve.
Obrigado a todos!!!
Prémios SURGE 2015
Vencedor da categoria Skater do Ano: Thaynan Costa
Vencedor da categoria Puto do Ano: Gustavo Ribeiro
Vencedor da categoria Vídeo do Ano: Aramaizers – Djzebenzas “An Aramaizers’ Tres Flick”
Vencedor da categoria Foto do Ano: João Allen – Lipslide, in Surge 28 – fotografia João Mascarenhas
Vencedor da categoria Figura do Ano: João Allen
Vencedor do “Prémio 3ª Idade”: João Sales
Vencedor da categoria Loja do Ano: KATE Skate Shop, do porto
Vencedor da categoria Espalho do Ano: Afonso Castela
Categoria Prémio Carreira: Francisco Lopez